Thursday, November 02, 2006

Derrocada em São Vicente - 24-10-2006

Não há registo de vítimas, mas por volta das 16h30 uma derrocada caíu na entrada do Túnel do Pacheco, São Vicente.
A via esteve interrompida de forma a possibilitar os trabalhos de limpeza. Não há feridos.

Tuesday, October 24, 2006

Chuva e ventos fortes na Região até sexta-feira



Madeira em situação metereológica de risco moderado a elevado
Nas próximas 24 horas a Região será atingida por ventos fortes e chuva intensa.
De acordo com o Instituto de Meteorologia há também possibilidade de ocorrência de trovoadas.
Devido a este agravamento do estado do tempo, o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros alerta a população para que tome medidas de precaução e desaconselha percursos pedestres e a circulação de automóveis, sobretudo nas zonas montanhosas.

Deslizamento de terras na Madeira - Véu da Noiva, Seixal, São Vicente- 23/10/2006









Quebrada matou há poucas horas um casal de turistas no Seixal
As vítimas mortais viajavam num carro quando foram apanhados por uma derrocada
Neste momento, um dos corpos já foi recuperado, contudo, um segundo encontra-se num local inacessível.
Uma derrocada ocorrida há poucas horas no Véu na Noiva, no Seixal, no concelho do Porto Moniz, matou um casal de turistas que viajava num carro de aluguer.
O acidente deu-se cerca das 15h30, numa arriba, de cerca de 50 metros, conhecida como a queda de água do "Véu da Noiva", situada na estrada de ligação entre os concelhos de São Vicente e Porto Moniz.
Um primeiro corpo já foi recuperado, nomeadamente o de uma senhora, aparentemente estrangeira, de meia-idade, que se encontrava a flutuar e mais tarde foi detectado um outro na zona de rebentação, que neste momento não é possível resgatar.
As operações estão a ser feitas por terra e por mar e, por agora, a estrada está interrompida. O resgate conta com a participação das lanchas do SANAS e de uma embarcação da Capitania do Funchal.

Friday, September 01, 2006

A Mãe Natureza a dar-nos uma lição!!! - Alemanha -

Fase 1



Fase 2



Fase 3



Fase 4



Fase 5



Fase 6



Fase 7



Fase 8



Fase 9

Thursday, August 31, 2006

Derrocada no Lugar de Baixo - Jornal da Madeira (31/08/2006)

Complexo balnear está encerrado desde ontem


"Registou-se, na manhã de ontem, por volta das 08h00, uma derrocada no sítio do Lugar de Baixo, na Ponta do Sol, afectando a estrada e uma parte do novo complexo balnear ali situado.
De acordo com o presidente da Sociedade de Desenvolvimento da Ponta do Oeste, Paulo Sousa, a derrocada terá ocorrido logo pela manhã, ainda antes da abertura do complexo balnear, não tendo registado, por isso, qualquer incidente com banhistas.
Conforme referiu, o material arrastado pela encosta abaixo foi, sobretudo, terras e algumas vegetação.
Segundo Paulo Sousa, logo que a Sociedade de Desenvolvimento da Ponta do Oeste teve conhecimento do sucedido, por razões de segurança, o complexo balnear do Lugar de Baixo foi encerrado.
No local, ontem, tal como revelou Paulo Sousa, esteve um técnico da Secretaria Regional do Equipamento Social e Transportes a averiguar o sucedido, bem como a estudar as medidas a tomar.
O presidente da Sociedade de Desenvolvimento da Ponta do Oeste disse ainda que, hoje, está prevista a deslocação de uma nova equipa de técnicos àquele local.
Alguns populares apontam para o derrame de algumas águas de rega que se perdem encosta abaixo, como uma das causas prováveis para o sucedido, uma vez que foi naquela zona que ocorreu a derrocada. Paulo Sousa, por seu lado, diz que é permaturo estar a tirar conclusões, deixando-as para os técnicos."

Marsílio Aguiar

Monday, August 28, 2006

Tipo de Movimentos

Os grandes tipos de movimentos de vertente são aqui apresentados de acordo com a classificação europeia utilizada por Dikau et al. (1996). Classificação que tem por base as propostas de Varnes (1978) e da WP/WLI (1993b), utilizando como estas o tipo de mecanismo como factor principal de discriminação (ver figura 1) e o material afectado como factor secundário. A terminologia empregue na classificação dos deslizamentos advem da utlizada pelos autores ingleses.

1. Desabamento:



O desabamento (fall; fig.1) é definido como "uma deslocação de solo ou rocha a partir de um abrupto, ao longo de uma superfície onde os movimentos tangenciais são nulos ou reduzidos. O material desloca-se predominantemente pelo ar, por queda, saltação ou rolamento" Trata-se de um movimento de massa brusco, caracterizado por uma elevada velocidade, em relação com a queda livre que ocorre pelo menos em parte da deslocação.

2. Balançamento



O balançamento(topple; fig.2) consiste numa "rotação de uma massa de solo ou rocha, a partir de um ponto ou eixo situado abaixo do centro de gravidade da massa afectada". O movimento verifica-se por influência da gravidade e pela acção de forças laterais, exercidas, quer por unidades adjacentes, quer por fluídos presentes em diaclases e fracturas.


3. Deslizamento



O deslizamento (slide) define-se como um "movimento de solo ou rocha que ocorre dominantemente ao longo de planos de ruptura ou zonas relativamente estreitas, alvo de intensa deformação tangencial". A massa deslocada durante o movimento permanece em contacto com o material subjacente não afectado, apresentando graus de deformação bastante variáveis, consoante o tipo de deslizamento.

a) Deslizamentos rotacionais



Os deslizamentos rotacionais (slumps) ocorrem ao longo de superfícies de ruptura curvas, em meios geralmente homogéneos e isotrópicos (Sirieys, 1984). A sua forma topográfica é caracterísitca: como o plano de deslizamento é côncavo, o movimento envolve uma rotação, materializada por um abatimento na parte montante do deslizamento e por um levantamento do seu sector frontal, formando aclives mais ou menos pronunciados.

b) Deslizamentos translacionais com ruptura compósita



Os deslizamentos translacionais com ruptura compósita encontram-se na transição entre os rotacionais e os translacionais mais típicos (planares). Como a própria designação indicia, o plano de ruptura destes deslizamentos tende a apresentar duas secções: forma circular ou planar com forte inclinação, a montante; estilo marcadamente translacional e inclinação muito mais reduzida a jusante.

4. Expansão Lateral



A expansão lateral (lateral spreading) corresponde a "extensão de massas coesivas de solo ou rocha, combinada com uma subtância geral (...) no material subjacente mais brando.(...)Pode resultar da liquefação ou escoada do material brando subjacente" (WP/WL1,1993b). Este processo, marcado sempre pela ausência de rupturas basais bem definidas, apresenta características contrastadas conforme o tipo de material envolvido.

5. Escoada



A escoada (flow) é um "movimento espacialmente contínuo onde as superfícies de tensão tangencial são efêmeras e frequentemente não preservadas. A distribuição das velocidades na massa deslocada assemelha-se à de um fluído viscoso"(WP/WL1,1993b). As tensões distribuem-se por toda a massa afectada, conduzindo, geralmente, a uma grande deformação interna dos materiais e à existência de velocidades diferenciadas, quase sempre maiores junto à superfície

Penso Que as Imagens Dizem Tudo



Isto é que é um Deslizamento!!! Lindo não é...



Simplesmente Espectacular!!

Wednesday, March 08, 2006

Cheias e Movimentos de Terreno


As cheias são fenómenos naturais extremos e temporários, provocados por precipitações moderadas e permanentes ou por precipitações repentinas e de elevada intensidade. Este excesso de precipitação faz aumentar o caudal dos cursos de água, originando o extravase do leito normal e a inundação das margens e áreas circundantes.
As cheias catastróficas das ribeiras da Ilha da Madeira, são conhecidas na região por aluviões, são cheias rápidas com condições atmosféricas particulares. O grande problema que a região da Madeira enfrenta é o desordenamento do território juntamente com a ocupação das linhas de água, o que faz com que os solos fiquem impermeabilizados, o que por sua vez aumenta o risco de aluviões.
Dai a importância deste tema no futuro da região, uma prioridade no âmbito do ordenamento do território para qual este blog tenta alertar.