Monday, January 22, 2007

Derrocada na promenade - Mais um"aviso" ao desordenamento na RAM



"Toneladas de pedra e terra destruíram na madrugada uma secção da promenade que está por inaugurar
O risco da queda de perdas na promenade é real, daí a colocação de avisos ao longo do trajecto a alertar para essa possibilidade.
Data: 20-01-2007

Toneladas de pedra e terra abateram-se ontem de madrugada sobre uma secção da promenade Funchal-Câmara de Lobos, na zona da Praia Formosa. Como consequência, entre 15 a 20 metros da estrutura de betão suspensa ficaram completamente soterrados e irremediavelmente desfeitos.

Tanto quanto o DIÁRIO conseguiu apurar, não houve danos pessoais a registar. A queda das pedras, algumas delas de grandes dimensões, ocorreu em duas fases - a primeira por volta da meia-noite e a segunda pelas 3 horas - numa altura em que muito dificilmente se poderiam encontrar pessoas a circular na zona, embora convém lembrar que nas imediações existe um hotel cujos clientes têm acesso à praia a qualquer hora.

Não fosse a derrocada de ontem, podia-se dizer que a obra, adjudicada pela Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento a um consórcio de empresas composto pela Somague e Etermar, estava praticamente concluída, pois faltava apenas instalar os equipamentos de iluminação pública ao longo do trajecto e realizar acabamentos.

A obra da promenade atraiu atenções de vários quadrantes desde o seu início, em parte devido ao espaço que foi conquistado ao mar através da deposição de milhares de toneladas de terras e pedras, que por várias ocasiões "coloriram" de castanho uma extensa faixa do litoral.

Também foi notícia, no início de 2006, por causa da queda de uma pedra de grandes dimensões que aterrou no solário do hotel Orca Praia, provocando diversos danos materiais, situação que levou um responsável desta unidade hoteleira a insurgir-se publicamente contra a frequente queda de pedras que então se vinha verificando desde que começaram a ser efectuados furos nas escarpas para a colocação de malha metálica. Para informar as pessoas acerca desta possibilidade, ao longo do trajecto da promenade foram colocados sinais avisando para o "perigo queda de pedras"..."

No comments: